Ao realizar o acabamento de uma parede, três etapas são realizadas. São elas: chapisco, emboço e reboco, respectivamente nessa ordem. Porém, muitas pessoas confundem as três etapas entre si, não sabendo sua ordem ou até mesmo como são feitas.
Nesse post vamos explicar cada uma delas.
CHAPISCO
É a primeira camada de argamassa aplicada no revestimento, que fica em contato direto com os tijolos. A sua finalidade é deixar a superfície mais áspera, assim segurará com maior facilidade a segunda camada, que é o emboço.
Podemos ter diversos tipos de chapiscos, que são escolhidos de acordo com sua finalidade. O mais utilizado é o chapisco convencional, resistente e bastante áspero, aplicado com uma massa em proporção de areia x cimento 3 x 1 (3 partes de areia para cada parte de cimento). Também temos o chapisco industrializado, o chapisco rolado e o chapisco com brita.
ㅤ
EMBOÇO
é a segunda camada do revestimento, que é sobreposta ao chapisco. Ele é constituído basicamente de areia grossa, cimento, água e cal. Sua função é nivelar o chapisco, deixando a superfície mais lisa, para posteriormente receber o reboco. Além disso o emboço ajuda na impermeabilização da parede, impedindo a penetração da água e de outros agentes nocivos.
ㅤ
REBOCO
É a terceira e última camada de argamassa, sendo a mais fina, leve e que tem a função básica de dar um melhor visual a superfície da parede, para então a mesma poder receber a tinta. Os materiais mais utilizados para a execução da argamassa do reboco são cimento, cal hidratada e areia fina, na proporção 1 x 2 x 6 (1 parte de cimento, 2 partes de cal e 6 partes de areia).
ㅤ
Em alguns lugares, principalmente em cidades menores, usa-se apenas o chapisco e o emboço (exemplo das fotos), entretanto, na execução desse último é realizado um acabamento mais refinado, onde melhore ao máximo o visual da superfície para a tinta.
DICA !
É muito importante todas as etapas de uma obra serem feitas por profissionais capacitados e que utilizem os materiais corretos. Imagina quando acabar sua obra você nota que uma parede está torta? Ou então uma tinta saindo da parede após pouco tempo de término? Não vai querer isso, vai?
Então, a dica é: SEMPRE contrate um profissional competente e de confiança.